comida

outubro de novas aventuras.

outubro foi saboroso. eu e meu namorido nos aventuramos como nunca na cozinha e acabamos fazendo receitas deliciosas para comer em casa. acho que a experiência de morar efetivamente em uma casa, com quintal e hortinha, acaba ajudando muito na vontade de cozinhar coisas novas.

estou adorando esta fase de descoberta de sabores e (por que não?) de habilidades novas. nunca fui uma exímia cozinheira. na verdade, nunca fui cozinheira de tipo nenhum. comecei há bem pouco (depois de ter me mudado para são paulo) a testar receitas e truques na cozinha.

acho que a felicidade da vida a dois acaba contagiando todas as áreas de interesse, não é? por isso não perco as receitas dos ingleses mais queridos da cozinha: gordon ramsay, nigella lawson & jamie oliver. mas ainda tenho muito a percorrer. resolvi compartilhar aqui as principais receitas que preparamos nesse mês (e que fizeram bastante sucesso no meu instagram e facebook).

quiche integral de alho poró e queijo branco

receita-quiche

fiz assim: misturei 1/2 xícara farinha branca + 1/2 xícara farinha integral + 1 colher de sobremesa de sal. depois coloque 60g de manteiga gelada (cortei em cubinhos e fui misturando). depois, coloquei de 3 a 5 colheres de sopa de água gelada para dar liga à massa. fui adicionando uma a uma para ver quanto ia precisar. fiz uma bolinha com a massa e envolvi no filme plástico para colocar na geladeira (tem que deixar por pelo menos 15 minutos resfriando). enquanto a massa descansava, fiz o recheio: cortei um talo de alho poró em tirinhas finas e refoguei com azeite, sal e pimenta do reino. reservei para deixar esfriar. enquanto isso, em uma tigela, bati 2 ovos e coloquei mais ou menos 80g de creme de leite (de caixinha mesmo) e um punhado de queijo minas picado. misturei tudo, acrescentando o alho poró. depois, abri a massa que estava na geladeira. untei a forma para abri diretamente nela, com as mãos mesmo. por fim, coloquei o recheio e levei tudo ao forno (que já estava pré-aquecido por 15 minutos). assei em fogo baixo por mais ou menos 40/50min e pronto.

torta de banana com ganache de cacau

receita-torta

comece triturando 400g de biscoito maisena. depois, derreta 120g de manteiga (usei a sem sal) e misture os dois. pegue uma forma de fundo removível e cubra o fundo e as laterais com a mistura. depois, derreta 350g chocolate amargo e derreta com 50ml de creme de leite fresco. coloque a ganache sobre a massa de biscoito e leve a forma para o congelador por 10 horas. passado o tempo, tire a forma e coloque uma camada de doce de leite sobre o ganache e corte mais ou menos 6 bananas em rodelas finas para colocar por cima. feche com uma camada fina de chantilly e raspe um pouquinho de chocolate amargo pra jogar por cima de tudo. leve ao congelador por mais 30 minutos e pode servir.

bagel tradicional

receita-bagel

vamos lá: pegue 125ml de água + 125ml de leite + 1 colher de chá de açúcar + 2 colheres de chá de sal + 30g de manteiga e coloque no fogo pra derreter. enquanto isso, peneire 450g de farinha de trigo (usei aquela tradicional branca mesmo) + 1 colher de sopa de fermento seco pra pão. coloque isso numa tigela, fazendo um buraco no meio. coloque a mistura do fogo nessa farinha e acrescente uma clara levemente batida (reserve a gema). mexa tudo até a massa ficar lisa (esse processo é conhecido como “sova”). deixe descansando numa tigela com pano em cima até que a massa dobre de tamanho. depois de ter crescido, divida em bolinhas de tamanho iguais (eu fiz em 8 bolinhas, mas se você gosta do bagel maior, sugiro dividir em menos). faça bolinhas e com o dedo faça o furo no meio. pré-aqueça o forno e coloque água pra ferver numa panela. depois de fervida, coloque cada um dos bagels (1 de cada vez) na água por 2-3minutos, virando os lados. tire da água, seque num pano limpo, pincele a gema e coloque numa forma untada. depois é só levar ao forno até ficar coradinho.

sorvete cremoso de limão siciliano 

receita-sorvete

essa é muito fácil e fica incrível. misture o suco de 2 limões sicilianos com 175g de açúcar de confeiteiro até dissolver. depois, acrescente 500ml de creme de leite fresco (não pode ser de caixinha) e bata até ficar cremoso, porém consistente. usei um batedor elétrico pra ajudar. depois é só colocar em um pote tampado e levar ao congelador por pelo menos 4h. deixei do dia pro outro, por via das dúvidas. e pronto!

tag_comida

Anúncios
Padrão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s