comida

buscando soluções para problemas (ou como fazer café do starbucks em casa)

tenho procurado ser mais objetiva na resolução de problemas da vida. uma amiga do trabalho tem uma frase que eu acho ótima: se não tem solução, não é problema.

se você não pode resolver, seu nível de preocupação/estresse com a questão tem que reduzir drasticamente (nossas avós chamariam isso de ‘o que não tem remédio, remediado está’).

um dos meus principais problemas da vida é: não tenho dinheiro para tudo que eu gosto. até li o livro como se preocupar menos com dinheiro, da school of life, para ver se me ajudava.

livro_dinheiro

e cheguei a uma conclusão um tanto óbvia: ou eu mudo alguma coisa ou eu aceito as coisas como estão. partindo deste princípio, comecei a tentar dar mais valor ao dinheiro nas pequenas coisas.

exemplos: eu gosto de comer bem, mas não posso me dar ao luxo de jantar sempre em restaurantes caros. solução? cozinhar em casa.

eu gosto de me vestir bem, mas não posso comprar várias roupas. solução? ser mais criativa (nem sempre consigo, mas estou tentando. um livro que tem me ajudado muito é o das meninas da oficina de estilo).

livro_oficina

nessas, cheguei ao problema do starbucks. eu só tomo um tipo de café lá: o cafe latte com leite desnatado. mas cada passadinha custa pelo menos R$ 6,80 (pelo menor tamanho, chamado de tall). absolutamente inviável tomar sempre.

por isso, passei dias procurando uma forma de reproduzir em casa esse café, que não tem grandes atrativos. algumas buscas no google depois, achei uma receita que faz bastante sentido (mesmo se não for a oficial):

cafe latte do starbucks em casa

cafe

ingredientes:
1)  café preto (no caso deles é expresso, mas faço de coador mesmo)
2) leite vaporizado
3) espuma de leite

modo de preparo:
1) passe o café e coloque em uma xícara (a minha medida é um pouco acima da metade da xícara)
2) complete com leite vaporizado até ficar mais ou menos 1 dedo livre de espaço
3) coloque a espuma de leite com ajuda de uma colher sobre tudo
4) você pode polvilhar um pouquinho de canela em cima, pra dar um toquezinho especial.

mas a questão ainda pendente é: como vaporizar o leite e fazer a espuma em casa? esse vídeo me ensinou algumas formas, mas, o mais importante de tudo, me mostrou como a espuma deveria ficar.

no vídeo, a mulher fala que o leite deveria ser integral. mas provo por experiência própria que funciona perfeitamente com o leite desnatado. e o método que eu usei é ridiculamente simples.

eu aqueço um pouquinho o leite em um caneco, dou uma inclinada nele (para acumular mais leite em um dos lados) e uso um batedor elétrico (o meu é desse kit) para fazer a espuma.

bato por mais ou menos um minuto até a espuma estabilizar (você vai ver que a “segunda” espuma é mais consistente. e é essa que você quer). e é isso. quase nem dá pra acreditar que é tão simples, né? :)

tag_comida

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “buscando soluções para problemas (ou como fazer café do starbucks em casa)

  1. Pingback: sobre desapegos (ou abrindo espaço no armário e na vida) | por livia cunha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s