comida

pode trocar vinho do porto por uísque? nesse tiramisu pode.

tiramisu1.1

quando eu comecei a me interessar por cozinha (para além de comer), eu ria do jamie oliver quando assista aos programas em que ele falava coisas como “vamos preparar a comida com o que você tem em casa. por exemplo, esse presunto parma aqui na geladeira”.

eu pensava, céus, quem tem um presunto parma dando sopa na geladeira sem nem ter pensado em uma receita para usar? acontece que hoje eu me encontro nessa situação: com fava de baunilha, pastrami, zatar e várias outras coisas pouco usuais de bobeira na geladeira e dispensa.

talvez eu tenha entrado para o time do jamie oliver, dos improvisos cara de pau com coisas finas. mas quando você começa a descobrir que cozinhar é legal, quer experimentar vários ingredientes novos e começa a ir ao supermercado com olhar diferente.

neste feriado passado decidimos fazer um tiramisu, mas não tínhamos nem marsala nem vinho do porto (o substitutivo tradicional do vinho marsala, natural da sicília, que é meio difícil de achar e caro).

e eu vi uma receita da nigella, no livro “nigella express”, que fazia uma versão do tiramisu com toque irlandês, usando licor baileys (feito a partir do uísque) no lugar dos vinhos do porto ou marsala.

como não tínhamos nenhum dos três em casa (e eu não achava que compensava comprar porque só usaríamos 60ml) ousamos e usamos uísque puro. jack daniels no mascarpone. tudo na base do “por que não?”.

só tomamos uma precaução: posso estar enganada (já que entendo muito pouco de bebidas alcóolicas, então me corrija se eu estiver errada), mas o sabor do uísque é mais forte do que do vinho e do licor. como não queríamos uma sobremesa muito alcóolica, reduzimos a medida da bebida: em vez de 60ml, usamos apenas 30ml.

até escolher uma receita que testaríamos, vimos várias. a nigella tinha uma versão irlandesa, o jamie oliver uma cítrica. mas queríamos algo mais convencional. então dá pra imaginar nossa alegria ao ver esse vídeo do gastronomismo (canal do youtube que eu adoro), que ensina uma receita tradicional do doce.

mas fora o uísque, a nossa receita teve algumas outras pequenas diferenças, como a quantidade de biscoito champanhe e a quantidade de cacau. vou compartilhar os ingredientes que usamos e o nosso modo de preparo para vocês decidirem como querem fazer.

tiramisu com uísque

ingredientes:

250g de mascarpone (em temperatura ambiente)
2 xícaras de café frio (fiz com 4 colheres de sopa de pó)
3 ovos
5 colheres de açúcar refinado
30ml de uísque
150g de biscoito champanhe
1 colher de sopa de cacau em pó
1 pitada de sal

modo de preparo:

comecei retirando o mascarpone da geladeira mais ou menos 1h antes de começar a fazer a receita e fui preparar o café. deixei todo esse tempo para que o queijo perdesse o geladinho e o café esfriasse.

cerca de 1h depois, fui colocar a mão na massa efetivamente. comece separando as 3 gemas das 3 claras. reserve em vasilhas diferentes. na primeira tigela, com as gemas, bata 3 colheres de sopa de açúcar refinado até o amarelo não ficar tão intenso (como se ele estivesse mais esbranquiçado). utelizei um fouet (fuê) para isso.

chegando ao ponto, adicione o mascarpone e mexa com cuidado. depois de estar bem incorporado, adicione o uísque e reserve a mistura.

na outra vasilha, bata as claras com uma pitada de sal (a quantidade é realmente o punhadinho que dois dedos em pinça conseguem pegar) e as outras 2 colheres de açúcar. o que você quer aqui é clara em neves.

lembro de ter visto em um “que marravilha”, do claude troisgros, que o ponto certo é quando você pega a mistura com uma colher de sopa, vira de cabeça pra baixo e a clara em neve não cai. vai com fé porque se deu certo comigo, vai dar certo com você.

tudo batido, junte as claras com a mistura do mascarpone e mexa bem para ficar uniforme. seu creme está pronto. agora só volta a montagem.

eu usei uma travessa (pirex), mas você pode fazer em potinhos individuais também. comece colocando uma camada do creme (eu comecei errado, mas acho que a ordem dos fatores neste caso não altera o produto, né?).

tiramisu2.1

lembra do café que ficou esfriando? então, coloque 2 xícaras em uma travessa e molhe rapidamente cada biscoito nesse café.

faça uma camada de biscoito sobre o creme e vá intercalando até acabar com creme em cima. para finalizar, pegue 1 xícara de cacau em pó e peneire sobre a travessa, cobrindo toda a superfície. e pronto.

tiramisu3.1

agora é só deixar pelo menos 1h na geladeira antes de servir.

tag_comida

Padrão

Deixe uma resposta

