vida

sobre a busca pela felicidade.

eu demorei a perceber, mas nem todas as pessoas querem ser felizes. claro que a gente muda com o passar dos anos (e eu tendo a acreditar que todo mundo melhora quando fica mais velho), mas para viver uma vida feliz é necessário uma certa dedicação. e isso nem todo mundo está disposto a fazer.

4

não é segredo para ninguém que eu estou nessa busca. por isso, quando eu vi este material da saraiva conteúdo sobre “filosofia e felicidade” fiquei bastante interessada. o vídeo foi gravado com dois filósofos, professores e escritores: marcia tiburi e mario sergio cortella (que eu tinha visto no filme ‘eu maior‘).

se você se interessa pelo tema, recomendo perder (pra ganhar) 7 minutos para assistir. mas pra quem não está com tempo fiz uma seleção das partes que mais chamaram a minha atenção:

*felicidade é igual a realidade menos expectativa
*uma vida feliz não é uma vida livre de tristeza
*felicidade não é sinônimo de euforia
*a felicidade é o simples. mas o simples não é simplório
*as pessoas podem ser felizes de maneira completamente diferentes

para encerrar: “a felicidade na vida vem daquilo que é essencial: amizade, lealdade, fraternidade, sexualidade… muita gente confunde o essencial com o fundamental. fundamental é o que me ajuda a chegar ao essencial. por exemplo: dinheiro não é essencial, dinheiro é fundamental. sem ele eu tenho problemas. mas ele em si não me felicita. você não compra sexualidade com dinheiro, você compra sexo. você não compra amizade, você compra interesse. […] não é que dinheiro é desprezível, mas em si ele não é suficiente.”

sempre bom lembrar o que é essencial para se viver.

Padrão

Deixe um comentário

